terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GEERTZ, Clifford – O Saber Local – Novos Ensaios em Antropologia Interpretativa

O objetivo do autor no texto é discutir a mudança cultural (causa) que permitiu a ocorrência da reconfiguração do pensamento social (conseqüência). Os fatos que acontecem simultaneamente e levam o autor a perceber este fenômeno são:
1- na vida intelectual há uma grande mixagem de gêneros, indistinção de espécies: há filósofos publicando obras com tom de críticas literárias, histórias apresentadas como testemunhos em juízo, tratados teóricos mais parecem conferências ilustradas sobre viagens (crítica a Lévi-Strauss), argumentos ideológicos tomam o formato de pesquisas historiográficas (crítica a E. Said).
2- as explicações que envolvem casos e interpretações estão superando as que buscam modelos ideais
3- analogias utilizadas pelas ciências humanas começam a ter um papel mais relevante para o entendimento sociológico do que as analogias relacionadas com o artesanato e a tecnologia tem para as ciências exatas

Este fenômeno generalizou-se tanto que sugere que o que observamos não é apenas uma versão mais recente do mapa cultural e sim uma mudança no próprio sistema de mapear. Algo ocorre com a maneira como achamos que pensamos. Não foram abandonadas as convenções de interpretação, mas adaptamo-nos a uma situação fluida, plural, descentralizada, e, inerradicavelmente, desorganizada. A antropologia, por exemplo, obteve uma licença intelectual para caçar em terreno alheio. As construções representam esforços para formular conceitos que expliquem como um povo, período ou indivíduo fazem sentido para si mesmo e quando este processo torna-se claro, buscam explicações para a ordem social, para mudanças históricas ou para o funcionamento psíquico de um modo geral. Foi o mundo artesanal e, mais tarde, a indústria que forneceram as realidades mais inteligíveis que permitiram trazer as menos inteligíveis para o âmbito do entendível. A ciência deve mais à máquina a vapor que esta à ciência. Quando a teoria social abandona metáforas propulsivas (a linguagem de pistões) e volta-se para as metáforas lúdicas (a linguagem do lazer), as humanidades associam-se a seus argumentos não como espectadores céticos, mas sim como fonte de seu próprio imaginário e como cúmplices inimputáveis. Constitui a cultura e não é reflexo dela. A remoldagem da teoria social em termos mais conhecidos por jogadores ou esteticistas do que por bombeiros e engenheiros já está em progresso avançado. O fato de que as ciências sociais estão recorrendo às humanidades na busca de suas analogias explicativas é, ao mesmo tempo, evidência da desestabilização dos gêneros e de que agora chegou a vez da interpretação. O resultado mais visível deste processo é que os estudos sociais estão adotando um novo estilo de discurso. Os instrumentos do raciocínio estão se modificando. Representa-se a sociedade cada vez menos como uma máquina complicada ou como um quase-organismo e, cada vez mais, como:
- um jogo sério: visão de Erwin Goffman, que também usa a linguagem teatral, afirma que o que se passa dentro de uma clínica psiquiátrica, hospital ou penitenciária é uma brincadeira ritual de ter um “eu” em que a equipe de trabalho tem as cartas mais importantes e todos os trunfos. A vida não passa de uma tigela de estratégias. É uma visão prática, deliberadamente cáustica e mordaz, que não se enquadra na crença humanística tradicional. Os seres humanos, no entanto, são mais induzidos a forças que submissos a regras, as regras são do tipo que permitem estratégias e estratégias são do tipo que inspiram ações e as ações compensam por si mesmas (pour Le Sport). Ver a sociedade como um conjunto de jogos significa vê-la como uma extensa pluralidade de convenções e procedimentos vários – mundos fechados e sem ar, de jogadas e contrajogadas, a vida en règle.
- um drama de rua: visão de Victor Turner: fazendo a vida e não fingindo. O autor desenvolveu o conceito de “drama social” como um processo regenerativo, que traz a teoria do jogo de Goffman relacionando o “jogo social” à interação estratégica. Os dramas sociais para Turner surgem como resultados de situações conflitivas. À medida que o conflito transforma-se em crise e em um rápido fluir de emoções intensificadas, onde indivíduos sentem-se ao mesmo tempo envolvidos por um sentimento comum e livres de suas amarras sociais, formas rituais de autoridade são invocadas para conter a crise e transformá-la novamente em ordem (conceitos de processos primários, liminaridade e processos secundários). O grande impacto do teatro é a capacidade de desenrolar que o drama tem de envolver a alma humana. Entregamo-nos e somos transformados.
- um texto sobre comportamento: através da filologia (Becker). A transcrição de texto para texto análogo ou de um texto como discurso para ação como discurso é a inscrição ou fixação do significado. O que dizemos flutua à nossa volta na forma de eventos como qualquer outro tipo de comportamento a menos que o que dissemos esteja inscrito em texto. Se é inscrito, seu significado permanece (o que foi dito e não o dizer). Isso também se aplica à ação em geral: seu significado tem meios de perdurar, mas sua realidade não. O significado é fixado em um metanível. O filólogo é uma espécie de autor secundário: interpreta um texto através de um outro texto. Piadas apache, comidas inglesas, sermões de cultos africanos. As 4 relações definidas por Becker são coerência, intertextualidade, intenção e referência.

A refiguração da teoria social representa uma mudança radical na noção que hoje temos do conhecimento, alterando não a definição do que é conhecimento, mas a definição do que queremos saber. Havia uma aceitação universal de que o objetivo final era descobrir a dinâmica da vida coletiva e alterá-la na direção desejada, mas é coisa do passado. Hoje o objetivo se volta mais à anatomização do conhecimento. Não é possível expressar a relação entre o pensamento e a ação na vida social nem em termos de sabedoria nem em termos de habilidade, no entanto, não sabemos como expressá-la. A razão pela qual jogos, dramas ou textos que não inventamos ou testemunhamos, mas que vivemos, têm as conseqüências que têm, permanecem um tanto quanto obscura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário